domingo, 12 de agosto de 2012

Sem culto à culpa Ocupa Nise

Sobre a experiência no II Congresso da Universidade Popular de Arte e Ciência. - do que vivi, do que aprendi e do que me contaram.


(Espetáculo Cenopoético do Ocupa Nise no V ENEPS, em 31 de julho, na concha acústica da UERJ)

Durante 21 dias, e alguns mais, o Ocupa Nise reuniu artistas, cientistas, curadores, cidadãos e alguns bichos transeuntes – enfim, loucos para saudar a expressividade e a própria Loucura, homenageando e aprendendo com os ensinamentos de Spinoza, Nise da Silveira, Nelson Vaz, Amir Haddad e outras(os) educadoras(es) da cultura e da arte popular.

Internos em um plasma às vezes leve, às vezes denso, experimentamos o prazer de nos surpreender a cada momento, por cada momento de sensibilidade que nos embelezava. Neste clima, o hospital psiquiátrico Dom Pedro II – no bairro de Engenho de Dentro (pra fora), Rio de Janeiro – recebeu experiências e relatos vindos de todos os cantos, práticas corporais, plásticas, sonoras e espirituais, momentos de cuidado e de cura.

Não haveria como sair de lá intacto, sem toques, sem ranhuras, sem se cortar, sem provocações internas ou à flor dos tatos. Avisava Ray Lima: “Estamos mexendo em cacho de marimbondo”. Assim, as manifestações foram aparecendo, como um enxame ou a maré que vem enchendo até transbordar.

No início, de mansinho, alguns calados, alguns já com empolgação, os protagonistas do espetáculo-terapia-festa-novela começaram a contar quem são, de onde vieram, as marcas do cotidiano e de um outro mundo – mágico, surreal, que os rodeia e que se faz presente, mareando aquele local. São os atores-personagens principais sem nem estrelar numa megaprodução fantástica de Hollywood ou numa falsa realidade como a do Big Brother. Não precisam. Eles são as estrelas de suas próprias vidas. De suas luzes traduzem, como singelas e grandiosas oferendas, as poesias, composições, cantorias, danças, pinturas, o humor, o amor. Vão modificando suas caricaturas, desconstruindo e reconstruindo o espaço e as energias como artesãos. Grandes Arquitetos do Universo, Gadú! O imenso mar que nos apresentaram, esses mergulhadores, nadadores e pescadores geniais, mareia agora nossas vidas!

(Poeta, cantor e ator Gadú segurando a bandeira brasileira em cortejo pelas ruas de Engenho de Dentro - Rio de Janeiro. Foto: Júnio Santos)

Nós fomos pra chuva! E dançamos para ela, que nos banhou, amoleceu os recantos ainda rígidos do nosso corpo, da nossa mente; lavando a sujeira acumulada de anos: lixo orgânico, lixo industrial, lixo hospitalar, lixo nuclear, lixo visual, lixo sonoro, lixo intraorgânico, lixo mental – dos quais ainda não nos livramos, também porque é uma terapia, uma luta pra ser travada um dia após o outro.

A cura é árdua e às vezes dolorosa. Ficar abstinente do individualismo, das mentiras do conformismo me deixou com o ego, a alma e as carnes à mostra. Cada apelo por carinho e cuidado, cada palavra sincera, cada olhar vai nos perfurando, extraindo, gota por gota, o veneno que nos seca. Vamos religando nossa sensibilidade.

Agora olhamos as pessoas na rua e enxergamos todas as suas loucuras, no grau em que as mostram conscientemente ou não. Chegamos a uma malha onde não mais impera o objetivo fajuto, cerceado pelo subliminar malicioso e triste.

Desatamos nós por nós, até que nossa rede livre fez encontrar em nossa arte, em nosso teatro, em nossa vida, o objetivo e o subjetivo. E é tão bonito quando entendemos também a subjetividade, quando tornamos claras as nossas linguagens.

(O arte-cientista Vitor Pordeus e o poeta João Roque desatam nós em vivência no Hotel da Loucura)

Não precisamos mais estar certos. O campo que escolhemos adentrar, porque muito novo e inovador, é recheado de incertezas. A nossa clareza tem de ser livre da certeza cartesiana recriminadora, opressora, anti-diversificadora. No mundo certinho, é esta a certeza que domina: às vezes rígida como uma parede de aço; às vezes flexibilíssima, como quando se pode vender e comprar a verdade.

Ter clareza não é ter certeza. É a partir da incerteza, da dúvida, que construímos a coragem e o compromisso plenos, a disposição de lidar com a obscuridade e os devaneios. Precisamos então ter clareza do que queremos, do que compreendemos e do que ainda não, de quando entrar ou do que fazer quando entrar ou se não entrar em cena, das nossas escolhas.

Muito inquietante o que está se construindo, não? Mas não podemos nos aperrear. Como Vitor Pordeus me alerta: “Não é pra enlouquecer”, não pela ansiedade e pelo escândalo. Nosso grito não é grito de guerra. Não queiramos travar uma nova guerra. Muitos dos que estão afora esperam por isso, se preparando para vender mais armas no seu podre mercado.

Sem gritos, pra poder ouvir todo mundo e atrair quem se diz estar externo. Ou se gritarmos, que nosso grito seja como um murmúrio, um afago!:
“Escuta, escuta
O outro, a outra já vem
Escuta, acolhe
Cuidar do outro faz bem”.
(Ray Lima)

(Priscila lê um poema no Hotel da Loucura)

Por passar momentos tão intensos de transformação, de criação, de filosofia-ação, de místicas que não conhecia, não me sinto reabilitado. Pois a questão não é estar apto para se integrar novamente e ser aceitado no “mundo dos normais” – o mundo capitalista, que faz com que arregalemos nossos olhos para um cardápio de espantos, que desvenda os mistérios, a profundeza e os segredos das coisas, dos sentimentos, até nos tornarmos contempladores estáticos, consumidores manipulados e manipuladores, encarcerados e torturadores.

A terapia ocupacional que começa a se desenvolver não tem relação com a simples reabilitação. Ela dialoga com a construção de outro sentido para o mundo, ou mesmo outro universo: é a medicina/ciência/modo de vida que permitir que cada um descubra e transforme suas realidades, suas essências e se comunique, sem preconceitos, com as do outro. É a revolução que cada um se propõe a fazer em si e que constrói, a partir da expressividade dessa mudança, a revolução coletiva.

A luta que aqui se trava não se firma em enfrentar inimigos, não se contenta em buscar as culpas e as desculpas. “Desculpa cú”, como me diz uma amiga. A luta está em não haver culpa nenhuma e sim em que eu mesmo tenho um problema pra resolver, um compromisso para cumprir, caminhos inteiros a seguir, milhares de escolhas a fazer. E tudo isso em uma vida apenas. E uma vida que não acaba.


Que sejamos mais livres e que descubramos onde em nós essa liberdade ainda não foi conquistada, buscando aprendê-la logo em seguida. Que mergulhemos fundo no oceano que nos foi apresentado e no qual muitos já viviam. Que subamos um pouco à superfície, quando precisarmos respirar, olhar pro céu e mergulhemos de novo. Que estejamos dispostos, mesmo que nunca prontos, a receber, se comunicar e respeitar o outro, quem quer que seja, de maneira incondicional. Que sejamos incondicionalíssimos.
Gratidão a todos, por tudo!

“Nós podemos ir até onde nós quisermos” – Judith (entidade Naná, Rei Reginaldo e gerente do Hotel da Loucura).
(Dona Judith, Naná ou Reginaldo, nosso grande mestre da malangragem, sinceridade e loucura)

Jadiel Lima. Maranguape, 12 de Agosto de 2012.

8 comentários:

  1. Olá Jadiel, poderia enviar esse texto em word? Vamos nos reunir para fechar o próximo número do jornal A Gargalhada e penso que poderíamos publicar. O que acha?

    Adailton
    Buraco d`Oráculo (SP)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Adailton! Perdão pela demora para responder. Ficaria muito honrado de participar do jornal de vocês, mandei um e-mail pro Edson com o texto e tudos. Fiquem à vontade para publicá-lo, ou não.

      Abraços!(:

      Excluir
  2. Grande Jadiel...eu sabia muleque....vc é um grande artista...Parabéns pelo texto....quero ser parceiro de blog seu (já que somos pessoalmente) e outra! nós da Cia. Arte e Riso podemos postar essa sua matéria em nosso blog? todos os créditos é claro pra ti meu véio...abraço
    Jardeu Amorim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digaí, semi-xará! Vou colocar uma barra lateral com banners dos blogs e sites queridos aqui. =) Somos parceiros em quase tudo, quase tudo! Muito honrado se eu puder estar participando no blog de vocês! Quero sim! Vou mandar o texto em word pro grupo do Escambo, aí você pega, tá bom?

      Abraços, muitas saudades do Arte e Riso!

      Excluir
  3. "Do alto dos meus 63 anos, todo o meu desejo é ser Jadiel
    quando eu crescer!

    Faz um mês que saímos do Hotel da Loucura!

    Mas o Hotel da Loucura não saiu nem sairá jamais de nós!

    E lá sempre estará o garoto Jadiel!

    Garoto de pouca idade! Garoto de muita maturidade! Garoto
    muito generoso! Garoto muito talentoso!

    Este texto exclamativo não é capaz de exprimir toda a emoção
    experimentada nesta jornada de 21 dias num espaço de afeto incondicional, povoado
    por cientistas, artistas e homens e mulheres em estado de sofrimento mental.

    Todos e todas comprometidos com a humanização do tratamento
    deste tipo de sofrimento, longe de ser compreendido!

    Esta é a gênese da UPAC – Universidade Popular de Arte e Ciência,
    que o Jadiel está ajudando a construir, com a sua arte madura/infanto/juvenil, nos ensinando:

    'eu quero

    folia,

    eu quero é foliar,

    eu quero saúde

    e cultura popular!'

    Beijos

    Davy Alexandrino" - Fotógrafo, percussionista, cantor, ator, cineclubista, cenopoeta e papai-noel. Uma câmera na mão e no rosto um sorrisão!

    ResponderExcluir
  4. Quando eu virar criança, quero ser que nem você, Davy!

    ResponderExcluir
  5. Jadiel, o sobrenome é Alexandrisky. Eu realmente sou fotógrafo e cineclubista, desde muito antes do primeiro beijo na boca entre seu pai e sua mãe. O resto faz parte da sua generosa visão. Obrigado pelos imerecidos atributos que você me apresenta.
    Beijos
    Davy

    ResponderExcluir
  6. Alexandrisky! Alexandrisky! Eu sempre confundo, desculpa, hahahah
    E os atributos, além dos que eu não coloquei, são mais que justos!

    ResponderExcluir